quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Temas do programa

As Organizações Empresariais na Sociedade da Informação

A informação é fator crucial para o sucesso empresarial na atualidade, diante de cenários econômicos instáveis, aliado a crescente concorrência e mudanças tecnológicas. Nesse contexto, as empresas se organizam, de maneira a suprir as necessidadades do mercado. Varios ramos da informação, que é o fartor principal da inovação, surgem com essa necessidade, é o caso da contabilidade gerencial que tem como objetivo primordial a geração de informação sobre o patrimônio das empresas para que os gestores possam tomar decisões, oferecendo tambem diversos instrumentos capazes de auxiliá-los.
O mundo vem assistindo a uma continuada revolução econômica-financeira-contábil, especialmente através do incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos que, graças as maravilhas da tecnologia da informação, se tornaram acessíveis aos gestores. Estas informações vem facilitando o trabalho dos gestores, que por sua vez tem maior firmeza nas tomadas de decisões, ponto que permite se ter uma estratégia, de forma concernente, determinando o sucesso ou fracasso na transação.
Para Crepaldi, os sistemas de contabilidade gerencial das empresas são inadequados para a realidade atual. Nessa era de rápidas mudanças tecnológicas, de vigorosa competição global e doméstica e uma enorme expansão da capacidade de processamento das informações, os sistemas de contabilidade gerencial estão ainda, inaptos. É exigido do mercado, hoje, uma tomada de decisão rápida e planejada, sendo assim necessário uma contabilidade gerencial eficaz, pronta a fornecer informações úteis, em tempo real.
A atual competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial, sendo tambem necessario avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar a boa informação, é preciso investimento em recursos tecnologicos, bem como profissionais capazes de os manipular. Logo, a empresa para o uso apropriado de seus recursos, em informação, ficando evidente a essencial necessidade e quão valiosa essa ferramenta é no mercado competitivo que estamos inseridos, deverá sempre estar inovando e se atualizando.


Fontes em Comunicação Empresarial

Sem sombra de duvidas a comunicação é a base essencial de toda sociabilidade, ela é um processo fundamental que constitui a base para quase todas as atividades nas organizações. As fontes usadas na comunicação empresarial têm as redes formais como televisão e internet e o radio, e também as informais usando caminhos primários através do qual tanto rumores como informações fatuais são transmitidos às pessoas , fofoca diária e conversas relacionadas ao trabalho que ocorrem através do grupo de amigos e associações casuais são o canal informal mais comumente usado.
A Comunicação Organizacional é o processo específico segundo o qual a informação se movimenta e é trocada através da organização, e entre a organização e o seu ambiente, podendo ser analisada em termos de três funções amplas: Produção e Controle (comunicação dirigida à realização do trabalho e ao cumprimento de objetivos de produção da organização, tais como o controle de qualidade). Inovação (mensagens sobre novas idéias e mudanças de procedimento que ajudam a firma a se adaptar e responder ao seu meio ambiente). Socialização e Manutenção (voltada para os meios de realização do trabalho e não o trabalho em si, e para o envolvimento pessoal, as relações interpessoais e motivação das pessoas na empresa. A chave para a comunicação organizacional é a disposição e a estrutura de como a comunicação é dirigida as pessoas específicas e grupos que dela precisam para fins de trabalho, solução de problemas, controle ou tomadas de decisões.

Um comentário:

  1. O texto Fontes em Comunicação Empresarial é uma cópia do texto homônimo publicado por Shirley Soares em 21 de setembro. Questão invalidada.

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